Pular para o conteúdo principal

Inferno de Dan Brown (Resenha)


                  Inferno é o Sexto livro de ficção do escritor norte americano Dan Brown e para a maior alegria dos fãs, marca o retorno do protagonista Robert Langdon sempre mergulhado em seu mundo de símbolos e mistérios a desvendar.  Lançado em 14 de maio de 2013 nos Estados Unidos pela editora Doubleday, e no Brasil no dia 20 de maio pela editora Arqueiro, Inferno com a sua narrativa envolvente é o que se pode chamar de verdadeiro estouro de vendas no ramo dos livros.
                O professor Robert Langdon desperta em uma cama de hospital com um ferimento na cabeça e sem recordar como foi parar lá, só se dá conta do lugar onde está quando olha pela janela e percebe que está em Florença, na Itália. Logo em seguida os médicos Sienna Brooks e Marconi, que tomam conta dele, entram no quarto e explicam que ele levou um tiro de raspão e deu entrada no pronto-socorro. Porém, neste momento entra no quarto uma assassina profissional chamada Vayentha, que estava perseguindo Langdon horas antes, ela atira no médico e tenta alcançar Langdon, mas a médica Sienna Brooks consegue fugir com ele.

              Mais tarde Robert descobre em seu paletó um artefato estranho e totalmente desconhecido para ele, um cilindro ósseo medieval que projeta um mapa do inferno de Sandro Botticelli levemente modificado. Neste momento ele sofre um atentado, homens desconhecidos invadem o prédio e por pouco o protagonista consegue fugir.  A partir de então se inicia pelas ruas de Florença uma busca por respostas enquanto um grupo de homens de preto o persegue. O cilindro que Langdon tem em mãos o leva a sua primeira pista, Robert vê nele o ponto de partida para desvendar uma pluralidade de códigos que conduz a uma trama
envolvendo uma das maiores obras-primas de todos os tempos: “A Divina Comédia” de Dante Alighieri.


              Do outro lado da história aparecem outros enredos, temos o capitão Mendacium, que navega pelas aguas da Italia em um iate blindado, sabe-se apenas que ele é conhecido como o diretor. Temos a Dra. Elizabeth Sinskey, diretora da OMS. E também Bertrand Zobrist, um bioquímico extremamente fanático por Dante e defensor da “redução do rebanho humano”. Na obra Inferno assim com nas outras obras de Dan Brown, nunca se pode afirmar quem é realmente o vilão, com o desenrolar da trama as personagem vão assumindo os seus lugares  e revelando suas verdadeiras intensões dentro das famosas 24 horas de Robert Langdon.

               Langdon faz uma minuciosa descrição dos lugares por onde passa: pontos turísticos, obras de arte, edificações, contextos históricos, tudo é aproveitado e não deixa o leitor passar em branco sem acrescentar algo a mais no seu conhecimento cultural. Há críticos que considerem a obra muito exacerbadamente  detalhista, o livro Inferno causou um verdadeiro rebuliço e foi até mesmo vítima de chacota por críticos que o consideram um escritor apelativo, mas pelo jeito Dan Brown não está se importando muito com a opinião de ninguém, afinal de contas continua com seu trabalho e não parece querer mudar de ramo tão cedo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografia de Anne Rice

         Você já ouviu falar em uma escritora chamada  Howard Allen O'Brien? , não tem problema, pois você com certeza a conhece pelo nome   Anne Rice , isso mesmo! é a nossa querida escritora da tão famosa série Crônicas Vampirescas e de outras grandes séries de terror e fantasia. Anne Rice com 3 anos de idade          Anne Rice nasceu em Nova Orleans em meados do século 20, mais precisamente no dia 04 de outubro de 1941, e ainda menina (mas pelo visto já dominando as suas próprias vontades)logo quando começou a estudar, mudou o seu nome para "Anne". Perdeu sua mãe    Katherine  muito cedo, com 15 anos de idade (1956), e dois anos após este episódio, seu pai casou-se novamente e assim mudaram-se para a cidade d e  Richardson , no  Texas, lugar onde Anne fixou-se e conheceu, o já falecido, poeta e pintor Stan Rice com quem se casou.         Anne Rice é formada em Escrita Criativa, e já escreveu cerca de 30 livros, a maioria organizada dentro de séries. Não se

George R.R. Martin estará na Bienal do Livro no Rio em 2015

              De acordo com o site Sobre Sagas , a bienal do livro no Rio de Janeiro terá a presença ilustre do aclamado escritor George R. R. Martin em 2015, isso mesmo! terá a presença do grande casamenteiro de Westeros.               George Martin é autor da série de fantasia mais vendida na atualidade, As Crônicas de Gelo e Fogo , que foi adaptada para a tv com o seriado Game Of Thrones e vem sendo exibido pela HBO desde 2011, que aliás está neste período exibindo a sua 4ª temporada.                Escritor e roteirista de ficção científica, terror e fantasia, Martin está atualmente com 65 anos e mora no Novo México com sua esposa Parris McBride, foi declarado pela revista Time em 2011 como uma das 100 pessoas mais influentes da atualidade.

Peter Jackson muda título complementar do terceiro filme de 'O Hobbit' para 'A Batalha dos Cinco Exércitos'

        Nesta sexta-feira (25), foi anunciado pela  Warner que houve uma mudança no título complementar do 3º e último filme da trilogia de 'O Hobbit', o título divulgado 'Lá e de Volta outra Vez' foi modificado para 'A Batalha dos Cinco Exércitos', que será o desfecho da franquia dirigida por Peter Jackson, baseada na obra  de  obra de J.R.R. Tolkien e que estréia no dia 17 de dezembro.                Confira algumas palavras do diretor a respeito da mudança do título:          "Lá e de volta outra vez' pareceu ser o nome ideal para o segundo filme de uma sequência dupla na busca para recuperar Erebor, incluindo a chegada de Bilbo lá e também sua partida, sendo ambos contados dentro do segundo filme. Mas, com três filmes, isso pareceu sem sentido, afinal, Bilbo já chegou 'lá' no 'O hobbit: A desolação de Smaug'."